Nas margens do Rio Nilo, no Cairo, cidade mais povoada da África, considerada um museu a céu aberto pela mistura de antigo e moderno, decorrem as obras da Extensão da Linha 3 do Metro lideradas pela EFJV Vinci, Bouygues, Orascom e Arabco.

Por entre bairros, ruas, construções e trânsito encontramos a Lançadeira de Aduelas Hi-Tech LG36-S da BERD, fornecida à EFJV dentro dos prazos acordados, para construção do tabuleiro pré-fabricado do viaduto de 5000 metros de extensão.


O uso de soluções pré-fabricadas, neste tipo de obras permite uma forte industrialização quer no fabrico das aduelas quer na colocação das mesmas, usando equipamentos como a lançadeira. Além do reduzido impacto na área circundante, a construção dos tabuleiros é rápida e económica.

A conceção e design da lançadeira foi mais um desafio que os nossos Engenheiros superaram, em sinergia com a EFJV. Para além da pressão no planeamento e prazos, este viaduto está a ser construído na maior cidade do mundo árabe e da África. O seu traçado apresenta, na sua envolvente, uma elevada densidade de construção, espaço extremamente reduzido, raios de curvatura muito apertados e uma inclinação acentuada até 4%, o que trouxe grandes restrições dimensionais e cinemáticas ao design do equipamento.

No decorrer da construção, a lançadeira de aduelas pré-fabricadas terá de passar sobre zonas de viaduto já construídas e também sobre uma área onde a construção dos pilares ainda não foi realizada. Este equipamento, concebido para avançar com apoios no tabuleiro e nos pilares, terá de “sobrevoar”, na secção sem pilares definitivos, sobre pilares provisórios instalados no local para o efeito.


A LG36-S é um equipamento completamente autónomo permitindo a construção sem quaisquer apoios do solo.

Neste equipamento foi incorporado um Sistema de Patas Telescópicas no Pórtico Traseiro. Este sistema compensa a amplitude altimétrica decorrente da inclinação de 4% e permite que as aduelas sejam lançadas com o equipamento na horizontal. Foi também projetado e montado um Sistema Automático de ligação da Spreader Beam – Connecting Beams que suprime a intervenção manual e confere alta produtividade e segurança ao equipamento.

A segurança de todo o equipamento foi uma das áreas em que se intensificaram quer o cuidado quer o investimento. Esta lançadeira de aduelas inclui um avançado Sistema Centralizado de Segurança e Monitorização que permite que a todo o momento o operador verifique via Wireless o estado, posicionamento e estabilidade de todo o equipamento. Houve um forte desenvolvimento na otimização das plataformas, acessos e condições de trabalho no sentido de aumentar a segurança e conforto. Aceder e circular dentro desta Lançadeira é o mesmo que o fazer no conforto de um edifício, algo que não é habitual num equipamento deste tipo.


Outras características que destacamos na nossa lançadeira são a sua leveza, manobrabilidade, flexibilidade, mas também robustez. Apesar das condições adversas do deserto da Cidade do Cairo, e alguns períodos de paragem da Obra, ainda não foi necessária nenhuma intervenção corretiva ao equipamento.

A nível de performance este equipamento tem correspondido, e mesmo superado, as expectativas iniciais do projeto, tendo também contribuído para este resultado o excelente trabalho desenvolvido pela EFJV em obra.

Mais uma vez, os nossos Engenheiros usaram toda a sua experiência, know how e criatividade para inovar e encontrar soluções que respondessem às necessidades do cliente e aos desafios deste projeto, o que não teria sido possível sem a boa relação desenvolvida entre as partes desde a fase de desenvolvimento de projeto.

Para mais informações sobre este projeto siga link.
   

Créditos das Imagens: Stéphane Ciccolini

Berdnews

Mantenha-se atualizado com as nossas últimas notícias
O seu e-mail está seguro connosco, não enviamos spam

Clique no link da Política de Privacidade para a ler.